- Krisis - https://www.krisis.org -

A propósito da guerra contra o Iraque

Breve comentário para rádios independentes

Ernst Lohoff

Toda a gente o sabe: vem aí guerra. Não é que as populações da Europa e dos EUA estejam tomadas pelo frenesim da guerra; não é que a administração Bush tivesse convencido a ONU, e muito menos a opinião pública mundial, da necessidade premente de remover o regime de Saddam com recurso à violência; a guerra é inevitável porque o governo dos EUA declarou a sua inevitabilidade.

Não haja dúvidas: O aparelho militar da última superpotência, tornada autista pela perda de todos os adversários, tem capacidade para com as suas bombas arrasar o Iraque juntamente com a respectiva população. Em termos militares, o ditador de Bagdade nada tem a opor ao Pentágono. O que é menos evidente, porém, é o que Bush e Cia se propõem com esta campanha militar. E mais obscuro ainda é o que se vai seguir à saída de cena de Saddam Hussein imposta do exterior.

O movimento pela Paz nos EUA e na Europa julga saber de que se trata. Na sua opinião, a “luta contra o terror” não passa de um pretexto. Na realidade o objectivo seria o controlo das reservas estratégicas de petróleo na região do Golfo.

Uma coisa é certa: O regime de Saddam Hussein nunca teria sido escolhido pelos EUA como um alvo a abater se o Iraque estivesse situado em alguma região do globo livre de petróleo. O homem do petróleo do Texas não se esqueceu de quem com o seu dinheiro lhe abriu o caminho para a casa branca. Em caso de dúvida, o negócio do petróleo iraquiano é sempre um direito natural dos financiadores de Bush. No entanto engana-se quem quiser desmascarar a campanha do Iraque como parte integrante de uma bem reflectida concepção global de ocupação imperial de territórios. O cálculo de interesses do lobby do petróleo é apenas um fenómeno colateral, devendo o cerne do conflito ser procurado noutro lugar.

Está claro que a Al-Quaeda tem bases mais sólidas em Hamburgo do que em Bagdade; é evidente que o alegado conhecimento por parte dos serviços secretos americanos de ligações entra Bin Laden e Saddam Hussein não passa de pura propaganda. Mesmo assim, Bush e Powell não mentem ao declararem que a agressão ao Iraque constitui a resposta ao 11 de Setembro – desde que se traduza “resposta” por “resposta suplente”.

O atentado ao World Trade Center abalou a auto-estima da superpotência restante até ao tutano. Perante esta profunda humilhação faz falta um sucesso militar que demonstre que os EUA são capazes de imporem o respeito à sua ordem em qualquer parte do mundo. Como o hipersofisticado aparelho de destruição militar dos EUA não está à altura de lidar com o verdadeiro desafio, que são as redes transnacionais do terror, teve de se arranjar um alvo que permitisse o uso bem sucedido das bombas guiadas por laser e dos mísseis de cruzeiro. O processo da globalização não só transformou radicalmente a economia mundial como também o mundo da guerra e da violência. Os conflitos armados do passado, e muito mais os do futuro, funcionam segundo uma lógica que difere da das velhas guerras entre estados. Com o artifício do estado vilão, a liderança dos EUA constrói uma alucinação de uma réplica dos cenários dos conflitos tradicionais em que, com o seu aparelho militar de alta tecnologia, ainda pode fazer um brilharete como a potência de todas as potências.

É verdade que não há motivo para derramar uma lágrima pelo regime de Saddam Hussein. No entanto a pandilha em cujas mãos deverá cair o Iraque conquistado faz com que a alegria teime em não se instalar. Até à data, o Iraque foi a presa de uma grande confraria de senhores da guerra e cleptocratas; se os EUA inculcarem ao país à bomba os valores ocidentais, ele ameaça por ser subdividido, à imagem do Afeganistão, nos talhões de empresários da guerra concorrentes e patrocinados pelos EUA.

As potências imperialistas sempre ocultaram realidades feias por detrás de palavras de ordem bonitas. Desta vez, porém, a discrepância tem origem em menor grau em um cálculo cínico. Antes ela reflecte o carácter profundamente irracional de todo o empreendimento contra o Iraque. A liderança dos EUA alardeia um reordenamento do Iraque sob o signo da economia de mercado e da democracia. Esta ideia é perfeitamente absurda. Tal como todo o terceiro mundo, o Iraque já deixou atrás de si a sua fase de modernização e ocidentalização, e o nome de Saddam Hussein é precisamente o sinónimo desse processo fracassado. A cruzada democrática vai acabar por brindar a comunidade internacional apenas com mais um dispendioso protectorado da ONU.

O inimigo principal encontra-se em todo o caso no próprio país, assim o quer uma antiga máxima anti-imperialista. Na era da globalização, esta sentença já não se aplica de forma incondicional. O imperialismo há muito que se transformou em um imperialismo global com funções repartidas, e é precisamente o seu esmagador poderio militar que predestina os EUA para desempenharem um papel especialmente funesto. À chamada velha Europa realmente não pode ser imputada qualquer motivação nobre; Schröder não é Madre Teresa de Calcutá nem Mahatma Gandhi; mesmo assim, ele e Chirac representam, face à estranha necessidade da administração Bush de, por motivos de segurança, pegar fogo a todas as mechas disponíveis, a racionalidade restante do imperialismo.

E há mais uma ideia ultrapassada de que os anti-imperialistas têm de se despedir face ao conflito iraquiano: Nem tudo o que prejudica o imperialismo é também útil à emancipação. Há uns bons cinquenta anos, Ernesto Che Guevara postulava “dois, três, muitos Vietnames”. Com os seus “repetidos golpes, esses Vietnames deviam forçar o imperialismo a “fragmentar as suas forças”, preparando assim a sua derrota definitiva. Bush Júnior está prestes de pôr em prática o programa de Che à sua particular maneira. Todos os anos cria um novo Afeganistão, um novo protectorado, que prende tropas internacionais por décadas. Com cada campanha contra o desafio islamista assegura novos adeptos ao seu adversário e arruina mais as finanças públicas dos EUA. Acontece que isso abre tudo menos as brilhantes perspectivas de futuro que Che esperava.

(Março de 2003)

Tradução de Lumir Nahodil


Beitrag gedruckt von Krisis: https://www.krisis.org

URL zum Beitrag: https://www.krisis.org/2003/a-proposito-da-guerra-contra-o-iraque/

URLs in diesem Beitrag:

[1] Facebook: https://www.krisis.org/2003/a-proposito-da-guerra-contra-o-iraque/?share=facebook

[2] Twitter: https://www.krisis.org/2003/a-proposito-da-guerra-contra-o-iraque/?share=twitter

[3] WhatsApp: https://www.krisis.org/2003/a-proposito-da-guerra-contra-o-iraque/?share=jetpack-whatsapp

[4] Telegram: https://www.krisis.org/2003/a-proposito-da-guerra-contra-o-iraque/?share=telegram

Copyleft krisis.